Fazendas de Itaboraí são alertadas sobre crime ambiental

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Público (Delemap) realizaram, na manhã de terça-feira (14), com apoio do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA), operação de repressão a crimes ambientais em fazendas de Porto da Caixas, em Itaboraí. 

De acordo com o delegado titular da Delemap, Fabio Scliar, durante a ação eles fiscalizaram olarias que estavam funcionando de forma irregular. 
“Verificamos que em uma fazenda faltam marcos regulatórios e documentos de extração de minerais como areia, areola e saibro. O tratamento da goma e os resíduos sólidos que sobram também não estão sendo descartados da maneira devida”, explicou. 

Ainda segundo Scliar, com o descarte irregular da goma, as piscinas estão ficando com uma coloração diferenciada. 
“Se atingir o lençol freático, a água dessa população será contaminada, o que pode trazer riscos a saúde de todas as pessoas que vivem ao redor desta fazenda”, esclareceu. 

Os agentes encaminharam os proprietários para a sede da Polícia Federal, no Rio, onde foi assinado um termo circunstanciado, que obriga os proprietários a se adequarem às normas. Caso não seja regularizada a situação, Scliar avisou que pode autuá-los por crime ambiental e multá-los.



Fonte: Jornal O São Gonçalo

 
Ita WebNews © 2011 | Jornalista Ana Claudia Araujo